Ads Top

 Sua marca aqui

Burocracia

Como estudante de Administração, umas das grandes discussões na sala de aula é com relação com a burocracia e o custo para abertura de empresas.
Depois de algumas pesquisas verifiquei que nós brasileiros sofremos bastante, forçando-nos a ilegalidade ou até mesmo a confusa autonomia, com essa burocratização, pois em diversos países há uma menor espera para a tão sonhada legalidade empresarial.
Há países que para se abrir e fechar uma empresa leva o tempo recorde de apenas 1 (um) dia.
Estão será que devemos reclamar com nossos governantes sobre essa burocracia exagerada?
Entendo que para que isso ocorra, antes seria necessária várias reformas, por que digo isso? Simples.
Hoje já sofremos bastante com corrupção, obras super-faturadas, empresas fantasmas, desvio de dinheiro, fraudes em licitações, entre outros escândalos que estão nos impondo de tal maneira que ligar a TV no noticiário e não ver um desses itens é quase um ataque a honra, e ao orgulho de ser brasileiro, onde fica.
Sei que é um absurdo, mas é a pura verdade e realidade dos dias de hoje.
Agora imaginem se as mesmas pessoas que com tanta burocracia conseguem “burlar o sistema”, fariam com a facilidade de hoje abrir a empresa, participar da licitação, ganhar, receber o dinheiro, e no dia seguinte, quase que em um passe de mágica e empresa aparecer fechada?
É meus nobres colegas, nada é tão ruim que não possa piorar.
Se me perguntarem hoje se gosto de viver no Brasil, apesar de tudo, responderia onde está o apesar de tudo.
Existem muitas pessoas por ai que falam mau do Brasil, muitos brasileiros, mas ao invés de falarem mau, por que não procuram meios de melhorar a situação atual.
Essas mesmas pessoas que não vestem a camisa do seu país, são as mesmas que estão trabalhando em empresas públicas ou privadas, agora pergunto: se elas não vestem a camisa do país onde nasceram e vivem, imaginem o que fazem e falam das empresas que representam e de onde tiram o seu sustento?
Nos momentos de festas e confraternizações todos cantam: “Eu sou brasileiro com muito orgulho com muito amor.”, mas será que realmente amam esse país?
Temos que entender que moramos num país que as pessoas vem tirar férias, então o Brasil não é tão ruim assim.
Antes de reclamarmos da burocratização para tudo, devemos refletir se isso não esta em nosso favor.
Favor sim de nossa gente sofrida que levanta as 5 da manhã para trabalhar e dali tirar o sustendo de sua família as vezes até de forma precária, mas posso afirmar que são esses poucos que fazem do Brasil, ao seu modo, um pais mais justo e integro.
Quem ganha milhões rouba milhões, agora quem ganha reais dificilmente teria a coragem de roubar, pois para esses que nada tem, muito mais vale a honestidade de levantar cada vez mais cedo para trabalhar, do que qualquer dinheiro desonesto do mundo.
Então antes de você reclamar de qualquer coisa, olhe para o seu dia-a-dia e reflita se você está fazendo a diferença para a sua casa, a sua rua, o seu bairro, a sua cidade, para ai então poder fazer a diferença para o Brasil.
Em quanto não conseguirmos extinguir os problemas do país, vamos agradecer essa famosa burocratização que tanto nos atrapalha no cotidiano.
Pois da mesma forma que pessoas honestas se sentem prejudicadas com a lentidão dos processos os corruptos também reclamam de tanta burocracia.
Mas hoje vejo que é uma das poucas formas de se evitar um maior desvio de dinheiro.
Viva a nossa burocracia!!!! 

Nenhum comentário:

Obrigado pelo comentário.
Assim que possível entrarei em contato.

Tecnologia do Blogger.