Ads Top

 Sua marca aqui

De quem é a culpa? Criação x Legislação

Ultimamente tenho acompanhado alguns casos que tem me deixado um tanto entristecido. Filhos matando pais, pessoas maltratando idosos entre outros acontecimentos.

Em contra ponto diversas leis são aprovadas para "proteger" nossas crianças, é a lei da palmada, Lei da violência infantil entre outras.

Daí surge a seguinte questão, quem é o culpado por isso?

Alguns irão culpar os pais, pois esses na condição de tutores não souberam educar corretamente os filhos, porém outro viés aponta para a legislação que tirou dos pais o poder de educar conforme acha correto.

Educação é a ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais, essa é uma atribuição dos pais, porém os condutores da sociedade entendem que educar é moldar o cidadão a gosto da sociedade em que ele vive.

Pode-se não perceber mas nesses dois conceitos então posições completamente opostas.

Educar para os pais vai além de criá-lo apenas para a sociedade, é introduzir princípios corretos, éticos. Enquanto educar para os Legisladores é doutrinar para a vida em sociedade.

Então me esclareça algo: Se eu vivo em uma sociedade violenta eu não posso ter o direito de ser uma pessoa calma?

Tiram-se a autonomia dos pais, e por que querem culpá-los de uma responsabilidade que lhes foi tirada?

A legislação diz que se eu dou uma palmada no meu filho posso ser preso e podem tirar a tutela dele de mim.

Se coloco meu filho de castigo em casa, me acusam de cárcere privado entre outras blasfêmias do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

Acho muito engraçado o poder público tirar meu poder de julgamento sobre meu filho e ao mesmo tempo me culpar pelo que ele venha a ser e cometer.

"Minha mãe me batia, meu pai nos abandonou, fui privado de uma infância de fartura, convivia no meio não muito agradável, tive amigos que morreram por causa do tráfico, conheço gente que consome drogas, e nem por causa disso me envolvi com coisa errada.

Dos 4 filhos minha mãe casou 2, formou 3, tem 2 netos, 3 noras e muita história pra contar."

Esse breve relato descreve que apanhar não faz mal pra ninguém.

A legislação quer culpar os pais de algo que ela mesmo esta criando.

Vamos deixar os pais educarem seus filhos e depois avaliar se a educação foi correta ou não, querer fazer esse julgamento prévio só dá margem para aumentar os tipos de violência.

Claro que o excesso deve ser combatido, mas cadê a tal liberdade de criação que meus pais, avôs e todos os antepassados tiveram?



Adm. Romulo Magalhães
CRA-RJ 2071032-1

Nenhum comentário:

Obrigado pelo comentário.
Assim que possível entrarei em contato.

Tecnologia do Blogger.