Ads Top

 Sua marca aqui

Processo Seletivo

Recrutamento e Seleção: Digital ou Presencial?
Muitos dos atuais processos seletivos são feitos pela internet, mas essa ferramenta ao mesmo tempo em que veio para agilizar o processo de contratação e minimizar os custos para a contratante, acabou excluindo a sensibilidade e a liberdade para captação de novos talentos.
Antigamente o candidato comparecia a empresa, e essa então o avaliava e dava a oportunidade dele se apresentar, mesmo não tendo as competências técnicas necessárias, muitos desses profissionais conseguiam se inserir no mercado pelo fato de o gestor da área saber do que ele precisaria para o desenvolvimento das atividades.
Hoje o que percebemos é que o candidato mal tem a oportunidade de se “vender”, uma vez que todo o processo é feito através da internet e provas on-line, quando chega a fase presencial o candidato ali presente, talvez até possua as competências técnicas, mas será que terá as habilidades necessárias para a execução da tarefa?
Com a entrada de gestores cada vez mais novos no mercado de captação de talentos acredito que estamos perdendo uma gama de profissional talentosos, mas que por motivo inoportuno não possua as competências técnicas.
O processo feito da forma antiga visava conhecer a capacidade aparente e a possível potencialidade que aquele profissional poderia adquirir na empresa, enquanto o processo atual espera que o candidato já esteja pronto.
Com isso me pergunto: Como as empresas esperam fidelidade dos profissionais, se o processo de seleção é aparentemente superficial, não preocupado com o desenvolvimento do profissional e sim apenas o seu aperfeiçoamento?
Com isso, o profissional melhor capacitado tecnicamente tem a consciência que tudo que ele “sabe” foi devido ao seu único esforço, não devendo nada a empresa, assim caso surja uma melhor oportunidade, ele não pensará duas vezes em aceitá-la, uma vez que a empresa já o “pegou” pronto.
Já no caso do profissional apenas com as habilidades, a empresa tem o possibilidade de desenvolver e moldar esse profissional, assim caso ocorra de aparecer alguma oportunidade, ele possivelmente pensará mais em abandonar aquela que lhe ofereceu o que não possuía, e provavelmente terá uma maior respeito ao seguir para a nova oportunidade, dando tempo hábil para que o seu superior consiga alguém para o subtituir.
Exemplo disso, é o fato de muitas empresas terem como seus melhores profissionais atuais estagiários e ex-estagiários, que muitas vezes são aproveitados pelo excelente desenvolvimento nesse período.
Mesmo sabendo disso tudo pergunto: Processo seletivo deve ser Digital ou Presencial?

Nenhum comentário:

Obrigado pelo comentário.
Assim que possível entrarei em contato.

Tecnologia do Blogger.